Serpentine – Rachel Brice

Olá pessoal!!!!

Hoje vamos falar do Serpentine.

“Serpentine – técnicas de dança do ventre e yoga para fortalecimento, relaxamento e movimentos sinuosos” traz como grande novidade os fundamentos de yoga.

O vídeo é em inglês, mas mesmo quem não entende nadica de nada consegue acompanhar o que está sendo feito.

Yoga, fundamentos

Parece que o yoga é o segredo da dança de Rachel Brice. Se o seu objetivo é dançar como ela, mas você não quer praticar yoga, pode esquecer. Ambos os DVDs deste conjunto têm programas de yoga distribuídos por eles. O conteúdo não é repetitivo, cada parte do programa é unica e específica. Ela se refere aos nomes sânscritos de todos os movimentos do yoga o que mostra que ela tem um certo conhecimento do yoga. A instrução do yoga é calma, disciplinada e suave. É preciso ter paciência e motivação para praticar esses exercícios (minha motivação é conseguir fazer aquele cambré). Rachel usa uma posição que ela chama de “facing dog”, e que eu não sei a tradução, como a base para construir as seqüências do yoga.

No segundo DVD a sessão de ioga é voltada para as costas. Esta seção é um desafio, mas sem surpresa, todos os movimentos são possíveis de serem realizados, com exceção de um movimento onde você deita de barriga para baixo e coloca suas mãos ao lado de seus ouvidos e, em seguida, levanta o corpo. Você é instruído a tentar isto somente se você estiver realmente confiante e preparado. Cada um dos DVDs tem uma “prática final de yoga” recomendado para relaxar e alongar.

Técnicas de isolamentos.

Ela comenta sobre a postura da bailarina e corrige alguns pontos, em seguida começam os exercícios de ombros. Isto é bastante fácil. Mas então, ela passa aos exercícios de tronco e as coisas começam a mudar. Desde o início, são apresentados padrões de pé e variações de tempo para treinar. Ela passa exercícios com o tronco e ondulatórios. Depois começam os exercícios de quadril com curtas, mas poderosas batidas. Estes exercícios incluem movimentos com o abdômen, glúteos e pélvis, variações maya interessantes e seqüências de movimentos que envolvem os pés e o tronco ao mesmo tempo.

Eu acredito que para você aproveitar ao máximo as técnicas de isolamento que são apresentadas é necessário um prévio conhecimento de dança do ventre, digo isso porque o DVD foi feito para todos os níveis de dança, mas eu não concordo, acho que não é para iniciantes.

Exercícios de shimmy

De forma geral os exercícios de shimmie são desafiadores e no DVD ela parte do princío que você domina essa técnica muito bem pois ela já passa os movimentos  com os ombros, braços,  tronco e ondulações. Ela começa fazendo shimmie e acrescenta tronco com contração e relaxamento do abdômen, uma loucura, mas não é impossível,  como diz Rachel, você só tem que continuar tentando. Mas eu achei que essa sessão é muito curta para a quantidade de movimento que ela passa.

Exercícios de fortalecimento das pernas

Essa parte é muito importante na minha opinião, é necessário ter muita força na perna para conseguir executar os movimentos e manter a postura. Neste DVD temos um programa bem legal de fortalecimento que irá nos ajudar a manter a elegância enquanto dançamos. Os exercicios são bem fáceis, todos conseguem fazer. É um complemento muito bom para todo o programa.

Duas coreografias

No DVD 2 estão os presentes que nós queríamos de Rachel Brice, duas coreografias onde ela ensina seu estilo no contexto de músicas bem diferentes uma da outra.

A primeira coreografia é mais rápida e tem movimentos bem contrastantes, por vezes lento e às vezes muito rápido. É uma coreografia curta e se divide em duas combinações repetidas. Mas é preciso ter bastante controle de seus movimentos.

A segunda coreografia é mais lenta, mas também bem curta. Na verdade, eu gostaria que tivesse o dobro do tempo, mas fazer o que, né. A coreografia termina com o que chamamos de golfinho e um movimento muito gracioso que termina em uma posição muito bonita.

Ela apresenta as combinações das coreografias separadamente e temos o recurso de ver cada combinação repetidas vezes até que estejamos felizes com os nossos movimentos.

No final do segundo disco, temos um fantástico conjunto de aulas teóricas. Nestes, Rachel desmistifica e aconselha sobre vários aspectos complicados. Então, aqui, Rachel fala sobre movimentos com as costas e dá alguns conselhos importantes sobre o que fazer e o que não fazer. Muito importante para a segurança de suas costas. Em seguida, ela mostra alguns movimentos básicos de pernas e braços e algumas combinações entre eles. Há uma parte sobre como entender a batida da música. E, finalmente, ela ensina como fazer a respiração Ujjayyi para o yoga. Estas palestras adicionam profundidade impressionante a este programa que já é sólido é completo.

 

Duas coreografias, exercícios, ioga, técnica, consultoria, é isso o que esse conjunto de DVDs nos traz, e o que mais se pode desejar?

Aqui está o vídeo de divulgação:

Eu comprei o vídeo nesse site aqui. Eles entregam no Brasil. O DVD custa 25 dólares, no dia em que comprei ficou 51 reais incluindo o frete. Vi por aí que você pode baixar gratuitamente, é só procurar um pouco. Recomendo para quem está estudando Tribal e gosta do estilo da Rachel.

Bjus

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3 Comentários

Arquivado em Tribal

3 Respostas para “Serpentine – Rachel Brice

  1. Rachel Brice antes de ser dançarina do ventre foi professora de yoga.

  2. Este dvd é maravilhoso e ajuda e muito as iniciantes da dança do ventre árabe como eu.

  3. Michele

    Não gosto muito de yoga mais para ficar assim igual Rachel vale a pena
    vale o esforço vou compra o dvd

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