Pincéis para maquiagem – Hã?

Olá pessoal!!! Hoje vou começar uma nova série aqui no blog. Sabe aquele mundo da maquiagem, cheio de pincéis, primers, bases, corretivos, iluminadores, bronzeadores etc…que parece a coisa mais estranha desse mundo? Então vou tentar desvendar um pouco desse mundo. Não sou uma grande conhecedora, não tenho muitos produtos, mas sou curiosinha e vivo xeretando por aí e quero passar um pouco das coisas que aprendo para vocês. Espero que gostem e sejm bem vindos a série “Hã?”.

Pincéis


  • Pincel pra quê?

 

Quando comecei a me interessar por maquiagem descobri várias coisas (e pretendo contar todas aqui), uma delas á importância de se usar o pincel correto. No começo eu me maquiava de qualquer jeito, muitas vezes com o dedo mesmo, mas depois de ver as maquiagens maravilhosas que tem por aí me dei conta de que teria que comprar os pincéis adequados para conseguir os mesmo efeitos. Para termos olhos esfumados, delineados, com muitas cores e um bom acabamento na pele é necessário usar esses acessórios.

 

  • Preços

 

Os preços são meio salgadinhos, mas em questão de pincéis o barato pode sair caro, se você optar por comprar pincéis muito baratos eles podem não cumprir a função e você terá que comprar outro e vai gastar dinheiro duas vezes, o que temos que ter em mente é “pincéis bons duram muito” então vale o investimento.

Mas você pode me falar: Eu não sei usar os pincéis, por que vou comprar um caro?

Para resolver esse lance do preço eu uso a seguinte técnica: como eu não sei usar direito, não vou comprar o mais caro, mas também não compro o mais barato porque às vezes é tão porcaria que não ajuda em nada. Eu sempre pesquiso MUITO, namoro vários sites e comparo preços (a internet ajuda nessa horas) e compro coisas com preços  intermediários e qualidade razoável. Depois de comprar, o negócio é treinar, quando você estiver segura com essa questão de como usar os pincéis vale a pena investir em pincéis MAC ou Sigma.

  • As funções*

Rosto

1: Este é o chamado kabuki e tem várias utilidades, por isso é bem querido por quem o tem. Pode ser usado para produtos em pó. Como ele normalmente é bastante denso, é recomendado também para maquiagem mineral; por exemplo, base em pó. Também pode ser usado para esfumar blush, iluminador, bronzer, etc. Sempre com movimentos circulares.

2: Pincel para pó facial, ou seja, um dos pré-requisitados para quem quer começar a ter pincéis. Sempre denso e com largo diâmetro; arredondado. Bem parecido com o kabuki, mas pode ser menos denso .

3: Para blush – outro que deve estar na coleção de pincéis. Este indicado na imagem, especificamente, tem as cerdas cortadas diagonalmente – ou chanfrado, palavra normalmente usada para definir este corte. Quando chanfrado, a ponta do pincel pode “encaixar” nas profundidades do rosto para o blush ou bronzer. Porém, para a plicação do blush, o pincel pode ser redondo.

4: Para base líquida ou cremosa, mas também usado para aplicar corretivo (líquido ou cremoso também) nas olheiras ou manchas maiores. As cerdas são sintéticas justamente para aplicar produtos líquidos. As cerdas devem ser macias e compridas para dar movimento. O movimento na aplicação deve ser vertical e horizontal, e não circular, porque o pincel é levemente achatado.

5: Conhecido como duo fiber (pronuncia “duo faiber”), é usado geralmente para base líquida e dar um acabamento mais natural que o pincel de base mostrado anteriormente. Também pode-se aplicar com ele produtos em pó, como iluminadores e blushes. É chamado de duo fiber porque mistura cerdas naturais com sintéticas – assim, ganha densidade e várias funções, como aplicar líquido e pó.

6: Para corretivo líquido ou cremoso, tem as mesmas cerdas que o pincel para base líquida (4). Tem cerdas menores e duras para a plicação em pequenas áreas.

7: Pincel para lábios, costuma ter cerdas firmes, mas macias. Tem pequenas cerdas, arredondadas, para também fazer o contorno dos lábios mais detalhadamente. Normalmente é de cerdas sintéticas para que elas não absorvam o batom ou gloss.

Olhos

8: Pincel para delinear os olhos, este tem bem poucas cerdas, médias, mas firmes. Serve para aplicar delineador líquido, cremoso ou em gel. Por ser pontiagudo, faz traços finos com precisão. Há pincéis de mesmas características, exceto por ter mais cerdas, fazendo com que sejam mais largos horizontalmente – estes, faz traços mais largos.

9: Para delinear os olhos também, mas este é achatado, mais largo e chanfrado. É para quem não tem muita precisão para delinear, pois o traço é rapidamente feito. O chanfrado ajuda a seguir o traço ao longo da linha dos cílios. Também faz traço fino.

10: Para aplicar sombras em pó nas pálpebras, é arredondado e largo a ponto de abranger boa parte da área da pálpebra. As cerdasdevem aderir as sombras em pó para a aplicação nas pálpebras. Também pode ser usado na aplicação de iluminador (sombra mais clara que sua pele) abaixo das sobrancelhas.

11: Para sombras em pó no côncavo ou detalhes, tem o mesmo tipo de cerdas do pincel para pálpebra, mas é redondo e com menor largura. Também é ótimo para o “V” externo nas pálpebras, que depois é esfumado com o pincel a seguir, e para aplicar sombras na linha dos cílios inferiores.

12: Para esfumar sombras, tem cerdas macias e compridas. Com movimento de vai-e-vem, esfuma as cores e dá o efeito chamado “smoke look” (visual esfumado). Também pode aplicar o iluminador abaixo das sobrancelhas e aplicar as sombras, caso queira o visual esfumado.

13: Ideal para aplicar sombras e primers cremosos, é levemente achatado e arredondado. Por normalmmente ser de cerdas firmes, embora macias, tem esta função também de ser usado com produtos cremosos.Também pode ser usado para aplicar sombras nas linhas dos cílios, pois dá maior precisão por ser achatado.

Outros

Estes dois pincéis não são vendidos ainda pela Sigma, mas muitas marcas incluem eles nos kits – como a americana Smashbox, marca destes pincéis da imagem. O primeiro, da esquerda, de um lado tem um pente e de outro uma escova firme, para pentear as sobrancelhas e cílios. Em inglês é chamado de “brow comb” (pente de sobrancelha).

O segundo é chamado de “leque limpador” em português; lá fora é conhecido como “fan brush” (pincel leque). Este, serve para limpar pó de sombra que caem no rosto, esfumar blush e dar um toque natural na finalização da maquiagem, ao ser passado levemente pelo rosto. Tem cerdas longas e é achatado; bem macio. Pode ser de cerdas naturais ou sintéticas.

*Copiado descaradamente daqui.

E como sempre, temos vídeos….eeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!

É isso, espero que gostem!!!

Bjus

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Maquiagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s